Por Marcello Sampaio | GVPCom News
A Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, se comprometeu a custear o translado do corpo da jovem Juliana Marins, que faleceu após um trágico acidente durante uma trilha no Monte Rinjani, um vulcão na Indonésia. Juliana era natural de Niterói e o anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, na noite desta quarta-feira (25).
“Hoje mais cedo conversei com Mariana, irmã de Juliana Marins, e assumimos o compromisso da Prefeitura de Niterói com o translado de Juliana da Indonésia para nossa cidade, onde será velada e sepultada. Que Deus conforte o coração da família linda de Juliana e todos seus amigos e amigas”, declarou o prefeito em uma publicação oficial.
Apesar do gesto de solidariedade, a decisão foi alvo de críticas de moradores e especialistas. Segundo o Decreto 9.199, de novembro de 2017, a legislação brasileira não prevê o uso de recursos públicos para esse tipo de situação, uma vez que o translado internacional de corpos não é considerado de interesse coletivo.
Antes do anúncio da prefeitura, o ex-jogador Alexandre Pato já havia se colocado à disposição da família para custear as despesas. Discreto, Pato havia feito contato com os parentes de Juliana, mas preferiu não divulgar sua iniciativa publicamente.
O caso ganhou repercussão internacional. Na Indonésia, a exibição de imagens de Juliana já sem vida, veiculadas pela emissora local da BBC, causou indignação. Após a onda de críticas, a emissora se retratou, retirou as imagens e pediu desculpas publicamente.
“Removemos o vídeo anterior sobre a tentativa de evacuação da alpinista brasileira no Monte Rinjani porque havia trechos mostrando o estado de saúde da vítima. Pedimos desculpas”, comunicou a emissora.
Homenagem GVPCom
O Grupo GVPCom de Comunicação presta solidariedade à família de Juliana Marins e dedica esta matéria como forma de homenagem à sua trajetória. Que a memória de Juliana inspire coragem, paixão pela vida e o desejo de explorar o mundo com o coração aberto. Nossos pensamentos estão com seus familiares e amigos neste momento de profunda dor.