Por |Marcello Sampaio
O sábado (9) foi de tensão no Centro de Curitiba. Um incêndio atingiu o terceiro andar da Casa do Estudante Universitário (CEU), tradicional instituição que abriga estudantes de diversas partes do Brasil. O fogo destruiu completamente um quarto e danificou outros três com a fumaça. Dois jovens, de 24 e 26 anos, sofreram escoriações e inalaram fumaça, sendo encaminhados para uma Unidade de Pronto Atendimento.
Quatro caminhões e uma plataforma mecânica do Corpo de Bombeiros foram deslocados para conter as chamas, que se limitaram a um único apartamento graças à rápida ação das equipes. A Rua Luiz Leão foi bloqueada para permitir o trabalho de combate. A suspeita inicial é de curto-circuito em equipamentos elétricos.
A evacuação do prédio ocorreu de forma organizada, resultado de um treinamento realizado recentemente pelos moradores. Mesmo assim, relatos dão conta de momentos de pânico, com fumaça densa e correria. “As chamas se espalharam rápido. Ainda bem que todos conseguiram sair”, contou a estudante Emily Eduarda.
A vice-presidente da CEU, Camila Calaudiano, informou que o sistema de incêndio está passando por ajustes e provocou disparos falsos do alarme nos últimos dias, o que inicialmente confundiu alguns moradores.
Fundada há 77 anos, a CEU é mantida pelos próprios estudantes e já abrigou figuras importantes do cenário paranaense, como o advogado ANTÔNIO CEAR FERREIRA PINTO e o ex-governador ORLANDO PESSUTI, além de outros nomes de destaque.