Araucária em alerta: imprensa sofre ataques após denunciar abusos e omissões da atual gestão
Por Marcello Sampaio – Jornalista investigativo e fundador do Grupo GVPCom
Araucária vive dias tensos e preocupantes. Enquanto a cidade enfrenta desafios graves na segurança pública e serviços essenciais, a gestão municipal, em vez de apresentar soluções, tenta desqualificar quem aponta os problemas.
Nos últimos dias, nossa equipe de jornalismo investigativo, por meio dos veículos GVPCom News e Tribuna da Cidade, foi alvo de ataques públicos por parte de um secretário da Prefeitura de Araucária. As críticas vieram após reportagens revelarem dois fatos que escandalizaram a população apenas nesta semana:
– A ação descontrolada da Guarda Municipal, com disparos de arma de fogo contra moradores desarmados;
– E a omissão do poder público diante do crescente número de denúncias envolvendo agentes e servidores municipais.
Ao invés de responder aos questionamentos e buscar soluções, membros da administração preferiram partir para ataques pessoais e mentiras, tentando desacreditar a imprensa independente. Tentaram questionar a legitimidade de nossas empresas, o que é no mínimo absurdo: todas as empresas do Grupo GVPCom têm sedes próprias e documentações rigorosamente em dia, inclusive com alvarás que foram protocolados na Prefeitura e inexplicavelmente ignorados.
O que se vê, infelizmente, é uma tentativa clara de censura velada. Impedir o livre exercício do jornalismo é um ataque direto à democracia e ao direito da população de ser informada. O papel da imprensa é fiscalizar, denunciar, cobrar e dar voz ao povo – e isso incomoda quem está acostumado a governar sem ser confrontado.
Nós não nos calamos. Seguiremos firmes na nossa missão de informar com responsabilidade, apurar com profundidade e denunciar com coragem. Não temos rabo preso com ninguém, não recebemos verbas públicas e não nos curvamos ao poder de ocasião.
O prefeito Gustavo Botogoski precisa agir com maturidade e firmeza. Não se combate crise atacando jornalistas. O povo de Araucária merece uma gestão que dialogue, que reconheça seus erros e que trate a imprensa com o respeito que ela exige.
A liberdade de imprensa não é concessão – é direito. E a verdade não será silenciada.
Siga o GVPCom News no Instagram: @gvpcomnews
Para denúncias, vídeos ou relatos: WhatsApp (41) 3798-8651
GVPCom News – Jornalismo investigativo com independência editorial.