Informações

Rua Visconde de Nácar, 1505 - Centro, Curitiba - PR, 80410-2-1, Brasil

Contato direto com nossa equipe

O cooperativismo segue como um dos motores do desenvolvimento social e econômico no Paraná. Atualmente, o estado conta com 227 cooperativas em atividade, que reúnem cerca de 4 milhões de cooperados, geram 146 mil empregos diretos e movimentam aproximadamente R$ 205 bilhões por ano. Em Curitiba, são 35 cooperativas, com 168 mil cooperados, responsáveis por 3,9 mil empregos diretos e um faturamento anual de R$ 8,4 bilhões.

O modelo cooperativista, que nasceu no século XVIII, é baseado na união e colaboração de pessoas com interesses comuns, focando no benefício coletivo. Essa lógica foi essencial para o surgimento de cooperativas como a Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf-PR), que se destaca no setor da saúde.

Fundada com o objetivo de oferecer serviços de alta qualidade na área de enfermagem, a Cooenf-PR é composta por 530 cooperados, sendo 150 ativos, que atuam em hospitais, clínicas e laboratórios públicos e privados. Desde sua criação, em 2020, a cooperativa enfrentou desafios importantes, como atuar na linha de frente da pandemia de covid-19, reforçando equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

Segundo Quitéria Antunes, presidente da Cooenf-PR, o diferencial da cooperativa é o investimento constante no aperfeiçoamento técnico e no desenvolvimento da mentalidade empreendedora dos profissionais. “Cada técnico ou enfermeiro sabe que a cooperativa também pertence a ele. Essa participação ativa é o que garante o crescimento da instituição”, destaca Quitéria.

Além disso, os cooperados têm autonomia para escolher os contratos que mais se alinham ao seu perfil profissional, mantendo liberdade na gestão de suas carreiras. O reconhecimento do mercado comprova o sucesso da iniciativa: em uma das instituições atendidas, 80% dos profissionais de enfermagem já são membros da Cooenf-PR.

Reportagem de Marcello Sampaio e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curitiba para o GVPCom News.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *